terça-feira, 16 de novembro de 2010

Perguntas frequentes sobre a dádiva de medula óssea

1. O que é a medula óssea?
É a fábrica do sangue. Localiza-se dentro dos ossos e é lá onde se produzem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam o oxigénio, os glóbulos brancos defendem-nos das infecções e as plaquetas ajudam a coagulação. Não podemos viver sem estas células. Há doentes que têm a sua fábrica do sangue tão doente que precisam de a substituir por outra, precisam de fazer um transplante de medula.

2. Que doentes podem beneficiar da transplantação de medula óssea?
Desde Crianças a adultos com leucemias, imunodeficiências primárias (deficiências da Resposta Imunitária), anemias congénitas,etc..

3. O que é um registo de dadores de medula óssea?
É um registo informático onde ficam arquivados os dados dos dadores, bem como as suas características celulares, para que possa ser feita a comparação destas com as dos doentes que necessitam de um transplante de medula. CEDACE significa: CEntro Nacional de DAdores de CÉlulas de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão. Este registo foi criado em 1995. O trabalho do CEDACE está integrado no "Bone Marrow Donors Worlwide" (BMDW).

4. Porque é necessário um registo de dadores de medula óssea?
Dada a dificuldade de se encontrar duas pessoas iguais nas suas características tecidulares, só um grande movimento de solidariedade pode permitir ajudar os doentes que necessitam de transplantação de medula.

5. Onde estão essas diferenças?
Essas diferenças estão em antigénios que se expressam na superfície das células brancas do sangue (Leucócitos)Tal como acontece com os glóbulos vermelhos que têm os grupos ABO do sangue, também os leucócitos têm outros grupos antigénicos a que chamamos HLA (do inglês Human Leucocyte Antigens.

6. Mas é fácil encontrar um sangue compatível, porque é que neste caso é necessário todo este esforço?
O grande problema é que enquanto nos glóbulos vermelhos temos os antigénios A e B, nos leucócitos temos centenas de antigénios diferentes que se agrupam em antigénios HLA A, HLA B e HLA DR (entre outros). Depois essas centenas de antigénios diferentes vão agrupar-se aleatoriamente e então... Somos muito diferentes! Só o grande movimento de solidariedade pode realmente ajudar quem precisa de transplantação de medula. O CEDACE está integrado no "Bone Marrow Donors Worldwide" (BMDW) Em 27 de Agosto de 2003 estavam inscritos neste registo internacional (que engloba os registos de todos os países) 8633884 dadores e entre eles os dadores portugueses. Apesar de se fazer uma pesquisa entre 8 milhões e meio de dadores, os doentes muitas vezes não encontram nenhum igual... Daí que o nosso esforço terá de ser ainda maior para que essas probabilidades de ajudar a salvar vidas possam aumentar.

7. Quem pode ser dador?
Todas as pessoas saudáveis que:
- tenham entre 18 e 45 anos;
- tenham peso superior a 50 Kg e não excedam em 40% o peso ideal;
- Não possuam doenças cardíacas, pulmonares graves, renais, endócrinas (tiróide, diabetes), auto-imunes, doenças do sangue, neurológicas (epilepsia), psiquiátricas, cancerígenas ou doenças infecto contagiosas.
podem inscrever-se pela primeira vez como voluntários para a dádiva de medula óssea. A dádiva pode ser feita até aos 55 anos se não houver doenças intercorrentes que a contra-indiquem. Quando uma pessoa se inscreve pela primeira vez deve fazê-lo até aos 45 anos.

8. O que é necessário para se ser dador de medula óssea?
Preencher o inquérito clínico, depois do inquérito ser analisado será colhida uma amostra de sangue para análises em que serão então estudadas as características tecidulares que vão permitir a comparação ulterior com os doentes que necessitem de transplantação. Depois desta fase o dador é inscrito na base de dados CEDACE e aguarda que algum dia haja um doente igual. O dador poderá estar anos sem nunca ser chamado. Pedimos para que não desista e, note que isto é muito importante, O DADOR DEVE COMUNICAR AS MUDANÇAS DE ENDEREÇO OU TELEFONES... se não o fizer, no dia em que for necessário poderá não se conseguir o contacto.

9. Como é feita a colheita de células de medula óssea?
A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes. Por uma técnica chamada citaferése, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples. O sangue retirado da veia do dador passa através de um aparelho que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes. Na outra forma a colheita é feita no bloco operatório, sob anestesia, por punção dos ossos da bacia. Neste caso há que recorrer a um pequeno internamento de cerca de 24 horas. Não tem riscos para além da pequena anestesia a que é sujeito. O dador poderá sempre optar pela forma de colheita e a qualquer momento pode continuar ou desistir.

10. Podemos dar medula mais do que uma vez?

Sim, pois esta é um tecido renovável.

Informação seleccionada e fornecida pelos alunos do 9ºE - Área de Projecto

Sem comentários:

Enviar um comentário